Olá!
Em breve, as palavras “câncer de próstata” e “Novembro Azul” estarão estampando todos os tipos de mídia e canais de comunicação, alertando para a prevenção da doença. Mas, antes de falar sobre ela, é importante saber que a prevenção é um hábito que pode e deve ser adotado desde a entrada na fase adulta do homem. Vou explicar o por quê da sua importância.
Você sabia que:
- 1 em cada 6 homens terão câncer de próstata?
- a incidência de câncer de próstata no Brasil só perde para o câncer de pele?
- 9 em cada 10 casos têm chance de cura se identificado na fase inicial?
- no mundo, é o quinto câncer que mais tem mortalidade?
- que para evitar isso é preciso apenas 3 hábitos simples?
É verdade! A prevenção pode ser muito simples. Veja como!
UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PARA APROVEITAR MAIS A VIDA.
ATIVIDADES FÍSICAS
Ajudam na prevenção do câncer por evitar o sobrepeso e a obesidade – que é um grande fator de risco – e também em casos não relacionados à doença, como hipertensão, problemas cardíacos e estresse, além de auxiliarem na autoestima e no estilo de vida, independentemente da idade.
Mas fique calmo! Você não precisa ser um atleta para diminuir os riscos. Caminhadas de 45 minutos, 3 vezes por semana, irão ajudar muito a sua saúde.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
É verdade que uma gordurinha pode ser tentadora e até mesmo irresistível, porém é importante saber que o excesso é o grande vilão. Ser feliz de vez em quando não faz mal a ninguém, mas ingerir diariamente alimentos gordurosos, carnes vermelhas, enlatados e açúcar refinado não é indicado.
Mas e o sabor? Se você acha que tomates, pimentões, brócolis, couve-flor, romã e grãos como feijão, lentilha, amendoim e soja farão você perder o gosto pela vida, você precisa de um bom livro de receitas e criatividade, não de alimentos que lhe façam mal. Alguns desses ingredientes citados protegem as membranas mucosas e bloqueiam os produtos pré-cancerosos encontrados em carnes e peixes defumados.
EXAMES DE PRÓSTATA
Sabe aquela taxa de mortalidade que falamos lá em cima? Então, o hábito que os homens têm em não realizar os exames anuais é responsável por grande parte das mortes, porque a doença em seus estágios iniciais não apresenta sintomas. Se você acha que está bem porque não está sentindo nada e tem mais de 50 anos, pode ser uma cilada. Para tirar suas dúvidas, saiba as opções de exames que você precisa ou precisará fazer e veja como são simples e rápidos.
HORMÔNIO PSA
É analisado a partir de um exame de sangue comum e possui como resultados normais valores menores do que 4 ng/ml. Quando esse valor está aumentado, pode indicar problemas como inflamação da próstata ou câncer, por exemplo.
Tempo de exame: 1 minuto e meio
Periodicidade: uma vez por ano.
ULTRASSONOGRAFIA
Ajuda a avaliar o tamanho da próstata e identificar alterações em sua estrutura.
Tempo de exame: 3 minutos
Periodicidade: uma vez por ano.
TOQUE RETAL
Ainda é o melhor exame em casos de suspeita de tumor. O médico pode avaliar o tamanho da próstata através do toque. É o mais rápido e o que causa o menor desconforto.
Tempo de exame: 30 segundos
Periodicidade: uma vez por ano.
Viu? Para ganhar anos a mais de vida com sua família e amigos, basta seguir esses pequenos passos.
- Se você possui menos de 50 anos, foque seus esforços na atividade física e alimentação. Não se esqueça de ir ao urologista para ver como anda a sua saúde em geral – não é apenas o câncer de próstata que você deve prevenir, certo?
- Se você tem mais de 50 anos, comece já os exames de próstata.
- Se você apresenta histórico na família, comece os exames aos 45 anos. Isso vai evitar ser pego desprevenido.
Não espere o Novembro Azul. Qualquer dia é dia para cuidar da sua saúde.
Um grande abraço.