Não é só você! Grande parte das mulheres desconhece os benefícios que uma consulta com o urologista pode trazer para a saúde. Nós, urologistas, ganhamos fama por cuidar do aparelho genital masculino, mas também somos especializados em doenças do aparelho urinário (rins e bexiga) de mulheres e homens, adultos, idosos e crianças.
Doenças como cálculo renal, infecção urinária e incontinência urinária são frequentes em mulheres e devem ser tratadas pelo urologista, sem contar as patologias tumorais que podem acometer o rim, a bexiga e a uretra.
É importante que as mulheres fiquem atentas em sangramentos na urina, ocorrência de dor na região abdominal ou lombar e perda involuntária da urina. Estes são sintomas de Cistite Intersticial, Infecção urinária, cálculos renais, entre outros.
Confira algumas das doenças urológicas que podem acometer mulheres.
Bexiga Hiperativa
É o transtorno conhecido como a vontade excessiva de ir ao banheiro e que provoca nas pessoas uma vontade incontrolável de urinar. Duas mulheres para cada homem possuem o quadro dessa doença que, se não tratada adequadamente, pode desenvolver incontinência urinária, problemas de pele e infecções urinárias.
Incontinência Urinária
Cerca de 30% da população feminina terá incontinência urinária depois dos 60 anos.
É uma doença caracterizada pela perda involuntária de urina e um problema de saúde comum entre mulheres de meia idade e idosas. Pode ser decorrente de um enfraquecimento da musculatura da pelve (bexiga caída), ou por um mau funcionamento da bexiga (bexiga hiperativa).
Cistite Intersticial
Também chamada de síndrome da bexiga dolorosa, é a inflamação crônica da bexiga, geralmente muito intensa, que acomete principalmente mulheres de 20 a 60 anos. Sua causa ainda é desconhecida.
Infecção Urinária
Pode ser causada por bactérias, fungos e vírus.
Cálculo renal
O cálculo renal, é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário. O cálculo renal é conhecido popularmente como pedras nos rins.
Hábitos como consumir menos sódio (sal) e beber ao menos 2 litros de água por dia, pode diminuir o risco de ter a doença.
Você pode ler mais sobre as doenças tratadas em mulheres pelo urologista clicando neste link.
Agora você já sabe que ir ao urologista não é uma tarefa apenas do homem para manter a qualidade de vida.
Um grande abraço.
Dario Reis