Urologia e Andrologia


Previna o câncer de próstata em 3 passos.

Olá!

Em breve, as palavras “câncer de próstata” e “Novembro Azul” estarão estampando todos os tipos de mídia e canais de comunicação, alertando para a prevenção da doença. Mas, antes de falar sobre ela, é importante saber que a prevenção é um hábito que pode e deve ser adotado desde a entrada na fase adulta do homem. Vou explicar o por quê da sua importância.

Você sabia que:

É verdade! A prevenção pode ser muito simples. Veja como!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PARA APROVEITAR MAIS A VIDA.

ATIVIDADES FÍSICAS

Ajudam na prevenção do câncer por evitar o sobrepeso e a obesidade – que é um grande fator de risco – e também em casos não relacionados à doença, como hipertensão, problemas cardíacos e estresse, além de auxiliarem na autoestima e no estilo de vida, independentemente da idade.

Mas fique calmo! Você não precisa ser um atleta para diminuir os riscos. Caminhadas de 45 minutos, 3 vezes por semana, irão ajudar muito a sua saúde.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

É verdade que uma gordurinha pode ser tentadora e até mesmo irresistível, porém é importante saber que o excesso é o grande vilão. Ser feliz de vez em quando não faz mal a ninguém, mas ingerir diariamente alimentos gordurosos, carnes vermelhas, enlatados e açúcar refinado não é indicado.

Mas e o sabor? Se você acha que tomates, pimentões, brócolis, couve-flor, romã e grãos como feijão, lentilha, amendoim e soja farão você perder o gosto pela vida, você precisa de um bom livro de receitas e criatividade, não de alimentos que lhe façam mal. Alguns desses ingredientes citados protegem as membranas mucosas e bloqueiam os produtos pré-cancerosos encontrados em carnes e peixes defumados.

EXAMES DE PRÓSTATA

Sabe aquela taxa de mortalidade que falamos lá em cima? Então, o hábito que os homens têm em não realizar os exames anuais é responsável por grande parte das mortes, porque a doença em seus estágios iniciais não apresenta sintomas. Se você acha que está bem porque não está sentindo nada e tem mais de 50 anos, pode ser uma cilada. Para tirar suas dúvidas, saiba as opções de exames que você precisa ou precisará fazer e veja como são simples e rápidos.

HORMÔNIO PSA

É analisado a partir de um exame de sangue comum e possui como resultados normais valores menores do que 4 ng/ml. Quando esse valor está aumentado, pode indicar problemas como inflamação da próstata ou câncer, por exemplo.

Tempo de exame: 1 minuto e meio

Periodicidade: uma vez por ano.

ULTRASSONOGRAFIA

Ajuda a avaliar o tamanho da próstata e identificar alterações em sua estrutura.

Tempo de exame: 3 minutos

Periodicidade: uma vez por ano.

TOQUE RETAL

Ainda é o melhor exame em casos de suspeita de tumor. O médico pode avaliar o tamanho da próstata através do toque. É o mais rápido e o que causa o menor desconforto.

Tempo de exame: 30 segundos

Periodicidade: uma vez por ano.

 

Viu? Para ganhar anos a mais de vida com sua família e amigos, basta seguir esses pequenos passos.

Não espere o Novembro Azul. Qualquer dia é dia para cuidar da sua saúde.

Um grande abraço.

Dr.
DARIO REIS
Urologia e Andrologia

VOLTAR

Notícias sobre saúde

AGENDE SUA CONSULTA COM O DR. DARIO REIS
Próximo ao metrô Santa Cruz.
Rua Loefgren, 1.304 – Conj. 44
Vila Clementino, São Paulo – SP | CEP: 04040-001

Telefones: (11) 5083-7725 (11) 5083-7726
Whastapp: (11) 9 9774-8058
[email protected]