Urologia e Andrologia


Você sabia que o urologista também trata mulheres?

Não é só você! Grande parte das mulheres desconhece os benefícios que uma consulta com o urologista pode trazer para a saúde. Nós, urologistas, ganhamos fama por cuidar do aparelho genital masculino, mas também somos especializados em doenças do aparelho urinário (rins e bexiga) de mulheres e homens, adultos, idosos e crianças.


Doenças como cálculo renal, infecção urinária e incontinência urinária são frequentes em mulheres e devem ser tratadas pelo urologista, sem contar as patologias tumorais que podem acometer o rim, a bexiga e a uretra.

É importante que as mulheres fiquem atentas em sangramentos na urina, ocorrência de dor na região abdominal ou lombar e perda involuntária da urina. Estes são sintomas de Cistite Intersticial, Infecção urinária, cálculos renais, entre outros.

Confira algumas das doenças urológicas que podem acometer mulheres.

 

Bexiga Hiperativa

É o transtorno conhecido como a vontade excessiva de ir ao banheiro e que provoca nas pessoas uma vontade incontrolável de urinar. Duas mulheres para cada homem possuem o quadro dessa doença que, se não tratada adequadamente, pode desenvolver incontinência urinária, problemas de pele e infecções urinárias.

 

Incontinência Urinária

Cerca de 30% da população feminina terá incontinência urinária depois dos 60 anos.

É uma doença caracterizada pela perda involuntária de urina e um problema de saúde comum entre mulheres de meia idade e idosas. Pode ser decorrente de um enfraquecimento da musculatura da pelve (bexiga caída), ou por um mau funcionamento da bexiga (bexiga hiperativa).

 

Cistite Intersticial

Também chamada de síndrome da bexiga dolorosa, é a inflamação crônica da bexiga, geralmente muito intensa, que acomete principalmente mulheres de 20 a 60 anos. Sua causa ainda é desconhecida.

 

Infecção Urinária

Pode ser causada por bactérias, fungos e vírus.

Cálculo renal

O cálculo renal, é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário. O cálculo renal é conhecido popularmente como pedras nos rins.

Hábitos como consumir menos sódio (sal) e beber ao menos 2 litros de água por dia, pode diminuir o risco de ter a doença.

 

Você pode ler mais sobre as doenças tratadas em mulheres pelo urologista clicando neste link.

Agora você já sabe que ir ao urologista não é uma tarefa apenas do homem para manter a qualidade de vida.

Um grande abraço.

Dario Reis

Dr.
DARIO REIS
Urologia e Andrologia

VOLTAR

Notícias sobre saúde

AGENDE SUA CONSULTA COM O DR. DARIO REIS
Próximo ao metrô Santa Cruz.
Rua Loefgren, 1.304 – Conj. 44
Vila Clementino, São Paulo – SP | CEP: 04040-001

Telefones: (11) 5083-7725 (11) 5083-7726
Whastapp: (11) 9 9774-8058
[email protected]